Saturday, February 10, 2007

LYGIA FAGUNDES TELLES



Da Lygia Fagundes Telles se eu fosse publicar o trecho que mais gosto teria que publicar a obra inteira dela... Seguem trechos de alguns de seus maravilhosos contos e do romance Ciranda de Pedra.

Com a ponta da língua pude sentir a semente apontando sob a polpa. Varei-a. O sumo ácido inundou-me a boca. Cuspi a semente: assim queria escrever, indo ao âmago do âmago até atingir a semente resguardada lá no fundo como um feto". VERDE LAGARTO AMARELO - LFT

"Entao sonhei e no sonho Deus me apareceu, quer dizer, senti que ele pegava minha mao com sua mao de luz. E vi o meu menino brincando com o menino Jesus no jardim do paraiso." NATAL NA BARCA - LFT

"Mais prejudicial do que o cigarro e a memoria, digo baixinho ao velho que lancou um olhar reprovador ao meu cigarro. A memoria e seus detalhes." UMA BRANCA SOMBRA PALIDA - LFT


"Trocaria o diamante, o sapato de fivela, o iate - torcaria tudo, aneis e dedos, para poder ouvir um pouco que fosse a musica do saxofone. Nem seria preciso ve-lo, juro que nem pediria tanto, eu me contentaria em saber que ele esta vivo, vivo em algum lugar, tocando seu saxofone." APENAS UM SAXOFONE -LFT

"Confesso que nao fui mesmo compassivo e ainda assim ouso sonhar com outra vida porque sempre sonhei (e ainda sonho) com Deus. Imploro o inferno do corpo ( e o gozo ) que inferno maior eu conheci aqui empedrado. ANAO DE JARDIM - LFT

"O silencio ajuda a abrir o intrincado caminho por onde vou descendo ate o fundo, para ajuda-la preciso eu tambem descer aos infernos." WM - LFT

"Hoje meu analista explica que procuro e encontro na insipidez da virtude a minha punicao" HELGA - LFT

"O mato rasteiro dominava tudo e nao satisfeito de ter-se alastrado furioso pelos canteiros, subira pelas sepulturas, infiltrara-se avido pelos rachoes dos marmores, invadira as alamedas de pedregulhos esverdinhados, como se quisesse com sua violenta forca de vida cobrir para sempre os ultimos vestigios da morte." VENHA VER O POR DO SOL – LFT

"Depois ela nao lhe diria mais nada. Seria o primeiro segredo entre os dois, a primeira nevoa baixando densa, mais densa, separando-os como um muro embora caminhassem lado a lado." AS PEROLAS - LFT

"Pensou na mae, mulherzinha raquitica e esmolambenta que nada tivera na vida, a nao ser aqueles olhos poderosos desvendadores. Dela herdara o dom de pressentir." AS PEROLAS - LFT

"Se nao entrasse tantas vezes no quarto, se nao entrasse mais ninguem no quarto eu podia dizer: minha mae melhorou. Se so eu entrasse no quarto podia dizer isso pra todo mundo e todos tinham que acreditar em mim. E eu mesma acabava acreditando e isso ficava sendo verdade." CIRANDA DE PEDRA - LFT


E para quem quiser saber de onde tirei estas passagens ai vai:

MEUS CONTOS PREFERIDOS - contos
CIRANDA DE PEDRA - romance

Imperdiveis e talvez os dois melhores livros que eu ja li na minha vida.

No comments: